segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Escola municipal de Venceslau transforma pneus usados em bancos e floreiras.

Reaproveitando materiais que iriam para o lixo e, muito possivelmente, aumentariam dessa forma a quantidade de agentes poluidores do meio ambiente, alunos e professores da EMEF “Professora Santa Duarte D´Incao”, em Presidente Venceslau, usaram a criatividade para transformar pneus velhos e usados em cadeiras, jardineiras e demais objetos que agora embelezam vários ambientes da unidade escolar municipal.
De acordo com a diretora Silvana Xavier Ribeiro, o projeto “Reutilizando Pneus”, desenvolvido nos últimos três meses tanto na escola, quanto nas demais da rede municipal, teve por objetivo abordar entre os alunos princípios de conscientização ecológica, reutilização de materiais, sustentabilidade e ainda tornar o ambiente escolar mais agradável e bonito com as intervenções paisagísticas.
Além dos conjuntos de bancos e mesas, que são agora utilizados para brincadeiras, estudos e atividades de leitura ao ar livre, a escola conta com várias floreiras e um jardim suspenso localizado próximo à quadra coberta. Outro item que chama a atenção é um antigo modelo de bicicleta transformado em suporte para vasos de plantas no jardim interno. Ribeiro explica que os pneus foram doados pela Prefeitura e a montagem das cadeiras e bancos feita por voluntários.
O projeto ambiental tem o incentivo da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Presidente Venceslau e a participação de toda comunidade escolar. Em algumas escolas, além dos vasos ecológicos para as flores, garrafas tipo pet foram transformadas em canteiros verticais para o cultivo de hortaliças.
Outra medida decorrente da reutilização dos pneus visa os cuidados com a saúde pública, evitando que o material descartado em locais impróprios possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Imprensa   Prefeitura de Pres.Venceslau
Filed Under :

0 comentários for "Escola municipal de Venceslau transforma pneus usados em bancos e floreiras."

Postar um comentário

background