quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cetesb fiscaliza esgoto sem tratamento em Panorama

 
Um técnico da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) esteve nessa segunda-feira (21) em Panorama para uma vistoria do esgoto lançado em um córrego e no Rio Paraná. Como mostrado em reportagem, na última sexta-feira (18), cerca de 80% dos dejetos da cidade vão para a água sem tratamento.
Os problemas são mais antigos do que se imaginava. Em 2007, a Cetesb deu uma advertência para o município por causa do esgoto no Córrego das Marrecas. Agora a entidade tem dois caminhos: ou dá uma nova advertência para a Prefeitura, ou aplica uma multa que pode chegar a R$ 5 mil.

Em outro ponto, a estação elevatória foi tomada pelo mato. A estrutura foi erguida, porém, jamais entrou em operação por causa de uma disputa judicial entre o município e o Estado para saber de quem é a responsabilidade pela execução do serviço no local.
“Isso é um absurdo. O cheiro é horrível. Não sabemos o que fazer, pois quem precisa resolver são eles lá em cima e não nós. Só por que moramos em barracos, temos que sentir esse mau cheiro?”, questiona a dona de casa Ariane Berenguer.

Já às margens do Rio Paraná, outra estação que não funciona prejudica a pesca e a qualidade de vida de quem mora na região.
Diante da gravidade da situação apontada pela Cetesb, a Prefeitura deve adquirir novas bombas para normalizar o sistema de esgoto da cidade. “Pela quantidade de bombas necessárias para operar no município e pelos valores das mesmas, nós pensamos na possibilidade de comprar novos equipamentos para fazer a operação”, salienta o assessor de imprensa da Prefeitura, Alex Barreto.
Ainda não há um prazo para que o serviço comece a ser executado. Quanto à balneabilidade do Rio Paraná, há expectativa de que um laudo seja elaborado até o final do verão.

“Daqui dois meses teremos o resultado dessa questão da balneabilidade do Balneário Municipal”, revela o assessor.
Além da advertência de 2007, a Prefeitura recebeu da Cetesb outras três no ano passado. Mas, a assessoria de imprensa da atual administração informou ainda que somente agora tomou conhecimento sobre isso, pois não houve transição de governo.
O prefeito de Panorama, Luis Carlos (PPS), pediu ao Departamento de Água e Esgoto do município um relatório sobre o caso. Depois disso, será feita a troca das bombas danificadas.
Segundo a assessoria, a situação do esgoto de Panorama deve ser solucionada até o final da semana que vem. Já a limpeza na estação elevatória tomada pelo mato deve ser feita até o final desta semana.

A Cetesb informou que o relatório do diagnóstico da situação em Panorama deve sair ainda esta semana. Se for comprovada nova infração, a Prefeitura será advertida novamente. Se houver reincidência em local já advertido, vai receber multa.
Filed Under :

0 comentários for "Cetesb fiscaliza esgoto sem tratamento em Panorama"

Postar um comentário

background