quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dr. Álvaro Coelho, Primeira escola de Venceslau festeja seus 80 anos


Oitenta anos formando gerações. Com este slogan e em clima de grande festa, foi realizado na manhã desta quinta-feira, 12, o culto cívico comemorativo às oito décadas de fundação da unidade escolar pioneira de Presidente Venceslau. Reunidos no pátio da escola, estiveram o prefeito Ernane Erbella, os secretários municipais Aldora Maia Veríssimo (Educação e Cultura) e Mauro Freitas (Administração), a diretora Nely Pereira de Moraes Ribeiro, a assessora pedagógica da escola Andréia Medeiros de Araújo, professores, pais e alunos, além de representantes de entidades e clubes de serviço.
Em meio à solenidade, foi mostrado em telão um breve histórico da escola e também anunciados os melhores trabalhos do concurso literário “Escola Dr. Álvaro Coelho - 80 anos de Historia”. Nele, as crianças do segundo ano fizeram desenhos mostrando a fachada da escola. Alunos do terceiro ano elaboraram frases focando a importância da escola para a cidade. Já os alunos maiores, do quarto e quinto anos, produziram textos a partir dos gêneros textuais relato e poema, respectivamente. Também houve apresentações de dança e canto.
O prefeito Ernane Erbella ressaltou em seu discurso a importância da escola para a sociedade e para a história de Presidente Venceslau. “Destaco que vocês estão muito bem atendidos no quesito qualidade de ensino, já que os professores são capacitados para poder proporcionar o melhor para os alunos, além da qualidade estrutural da escola”, disse. “Parabéns a todos os envolvidos nesta linda comemoração”, finalizou.
Nos dois períodos houve premiação para os alunos que participaram das atividades culturais comemorativas. No período da manhã os ganhadores foram: Categoria Desenho – Aluna do 2º ano da professora Maria Madalena Jesuíno, a pequena Sofia Araújo Sartorelo; Categoria Frases – aluna do 3º ano - Eduarda Karolyne Roda/Professora: Lúcia Helena Garcia; Categoria Relato – aluna do 4º ano - Ana Laura Pelegrino Jerônimo/Professora Célia Santana; Categoria Poema – aluna do 5º ano – Bruna Fernanda Sales Borges/Professor Aparecido de Melo.
Já no período da tarde tivemos os seguintes ganhadores: Categoria Desenho – 2º ano – aluno Pedro Antonio/professora Camila Gomes Ferreira dos Santos; Categoria Frases – 3º ano – aluna Giovanna Nogueira da Silva/professora Maria helena Garcia Gaspar; Categoria Relato – 4º ano – aluna Karla Rondoni Isidoro/professora Regiane Cristina Rocha; e na Categoria Poema – 5º ano – aluno João Victor Nogueira/professora Keila Patrícia Silva.
Histórico – No ano de 1924, por iniciativa do então prefeito Dr. Álvaro Antunes Coelho, teve início a primeira escola da cidade numa rústica sala de tábuas, para atender os filhos dos colonizadores. Durante cerca de um ano as aulas foram ministradas por boa vontade de uma leiga, Dona Artêmide.
Em 1932, foi inaugurada em um novo prédio, com quatro salas de aula, construído pelo Governo do Estado na Avenida D. Pedro II, nº 787, sendo denominado como “Grupo Escolar de Presidente Venceslau”. No dia 7 de abril do mesmo ano a escola foi criada por Decreto, e inaugurada no dia 14 do corrente mês. Na inauguração a escola contava com 138 alunos, tendo Bráulio França como o primeiro diretor.
O nome da unidade escolar presta homenagens ao Dr. Álvaro Antunes Coelho, um dos pioneiros e primeiro prefeito do município. Em 1942 a escola precisou passar por uma reforma e os 322 estudantes foram remanejados para o clube japonês Kaikam, atualmente conhecido por AREA. Nesse período existiam vários imigrantes alemães, italianos, espanhóis e japoneses desbravando Presidente Venceslau e que valorizavam os estudos.
A Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau “Dr. Álvaro Coelho” tem passado histórico, pois lançou os alicerces na sociedade venceslauense. Em 1996, pelo programa de Reorganização das Escolas do Estado de São Paulo, voltou a atender apenas crianças de 1ª à 4ª série, passando a denominar-se EE “Dr. Álvaro Coelho”.
No início de 2010 a escola foi municipalizada e passou a ter como denominação Escola Municipal de Educação Fundamental – EMEF “Dr. Álvaro Coelho”.
Enviado via email pela Imprensa da Prefeitura de Presidente Venceslau
Filed Under :

0 comentários for "Dr. Álvaro Coelho, Primeira escola de Venceslau festeja seus 80 anos"

Postar um comentário

background