terça-feira, 2 de setembro de 2014

Escolha dos alimentos certos ajuda a perder peso com saúde

Quantidade de calorias nem sempre é um bom parâmetro para a escolha.
Substituições inteligentes ajudam a perder peso de forma saudável.

A quantidade de calorias nem sempre é um bom parâmetro na hora de escolher o que comer.  É que aquele número que aparece no rótulo dos alimentos é uma boa medida de energia, mas não de nutrição. Por onde se olha, lá estão elas - calorias em forma de doces, bolos, salgadinhos.

“Acho que a dieta é uma conta matemática: o dia que você acrescenta, você vai somar. Aí no dia seguinte, você diminui, e vai diminui. Eu acho sempre que a dieta é matemática”, fala a assessora de seguro de saúde, Sara Vaisman.

Agora, ficar fazendo contas transforma a dieta num sacrifício. O melhor mesmo, segundo os nutricionistas, é dar uma paradinha e pensar duas vezes antes de comer. Vencer as tentações e escolher os alimentos não pela quantidade de calorias. Mas pela qualidade, pelos nutrientes.

Substituições inteligentes ajudam a perder peso com saúde. Um prato de sobremesa cheio de uvas verdes é equivalente em calorias a meio bolinho tipo cupcake. O mesmo prato com cenouras equivale a meio prato de batatas chips e uma maçã inteira tem as mesmas calorias que meia barra de cereal com chocolate. É igual com as bebidas: Um copo de suco de laranja é tão calórico quanto um de refrigerante.

Então, nada de ficar parado. Exercícios intensos, que aumentam a frequência cardíaca, queimam mais calorias.

“Não tem um número exato, ideal para falar, mas se você tem dez minutos, já é melhor do que ficar parado. Se você tem meia hora, melhor ainda, se você consegue dispor de uma hora para atividade física, o mais importante é que ela seja orientada”, explica o professor de educação física Felipe Barboza.

                                                    Caloria dos alimentos
tabela_calorias_hoje (Foto: Dra. Patricia Davidson Haiat)Fonte: Dra. Patricia Davidson Haiat


 




* Os alimentos que estão do lado esquerdo da tabela são ricos em: antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras, gordura de boa qualidade, proteína.

* Já os que estão do lado direito, são ricos em: carboidrato, açúcar refinado, gordura saturada que em excesso é péssima para a saúde, nenhuma ou quase nenhuma fibra.
Filed Under :

0 comentários for "Escolha dos alimentos certos ajuda a perder peso com saúde"

Postar um comentário

background