terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tendinite do tendão tibial posterior causa dores na parte interna do pé

Lesão gera incômodo, que pode irradiar ao longo da linha do tendão. Fazer alongamento dos músculos da panturrilha é a principal forma de prevenção


Mulher com dor no tornozelo (Foto: Getty Images)Dor na parte interna do pé: lesão comum (Foto: Getty)
Você está treinando muito e sentindo um incômodo na parte traseira da perna, perto do pé? Pode ser tendinite do tendão tibial posterior. A lesão ou degeneração causa dor na parte interna do pé, que pode irradiar ao longo da linha do tendão. Essa lesão é mais comum do que se imagina e é frequente em pessoas com mais de 40 anos, principalmente mulheres.
A tendinite do tendão tibial posterior é uma lesão causada pelo esforço (overtraining e overuse) e degeneração do tendão por conta de uma inflamação aguda. Se não for tratada em seus primeiros sintomas de dor, pode ocorrer uma avulsão parcial (onde o tendão se afasta do osso) do anexo ao osso navicular (um dos ossos do tarso). O músculo tibial posterior passa pela parte de trás da perna e sob o maléolo medial (proeminência óssea do lado de dentro do tornozelo). Ele é usado para flexão plantar (como em subir em seus dedos) e inverter o pé (dos pés para dentro).
Causas
* Alongamento prolongado do pé e tornozelo em eversão (pé para fora);
* Desgaste do tendão;
* Excesso de esforço;
* Pés em pronação excessiva.

Como evitar
- Alongar, principalmente, os músculos posteriores (panturrilha);
- Usar tênis firme e estável;
- Usar palmilha para melhorar a biomecânica do pé.

Tratamento
- Aplicar terapia fria para reduzir a dor (Crioterapia - gelo);
- Alongar os músculos na parte de trás da perna (panturrilha);
- Consultar um profissional especialista em esportes, principalmente seu professor;
- Aplicar eletroterapia como ultrassom para ajudar com a dor;
- Aplicar técnicas de massagem desportiva no tendão e músculo;
- Aconselhar sobre exercício tibial posterior para fortalecer o músculo e tendão;
- Prescrever palmilha, se necessário, para corrigir a biomecânica do pé;
- Se o tendão é rompido, então ele deve ser reparado cirurgicamente

Disfunção do tendão tibial posterior - info euatleta (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)


Relatos
"Sou bem magro e não faço academia, mas tenho força e, certa vez, aumentei o volume de treino e a dor foi surgindo. Inicialmente, parecia simples, mas em pouco tempo foi ficando insuportável, até caminhar estava ficando difícil. Fiquei sem treinar uns dois meses e fiz fisioterapia. É muito importante realizar exames médicos com profissionais da área, muitas pessoas fazem o que os amigos dizem e isso pode agravar ainda mais uma lesão. Alongo sempre antes e depois de cada treino, mas sem exageros. Em breve, farei a minha corrida de número 200 e dificilmente tenho lesão". Félix Luis (Ceará)

"Já usei antiflamatório e estou, atualmente, fazendo fisioterapia e muito gelo. A lesão começou com um leve desconforto no tendão, não dei muita atenção e continuei fazendo as corridas. Usava gelo e melhorava, mas, após um período de dois meses correndo dessa maneira, resolvi parar e ir ao médico. Realizei uma ressonância e apresentou o problema. Agora, estou amargando um repouso forçado. Hoje, faz 94 dias que estou parado". Oliveira Edis (Rio Grande do Sul)

Palavra do especialista
"Quando as lesões do tibial posterior não forem tratadas em sua fase inicial, podem resultar na insuficiência do músculo e em uma condição chamada de 'Síndrome tibial posterior', ou 'disfunção'. O resultado: arcos caídos ou pés planos. Se tratado, não há necessidade de cirurgia, apenas se o tendão estiver rompido". David Homsi é especialista em Fisioterapia Esportiva e Músculo-Esquelética.

 

0 comentários for "Tendinite do tendão tibial posterior causa dores na parte interna do pé"

Postar um comentário

background